segunda-feira, 27 maio 2024
spot_img
InícioSaúdeSES realiza nesta sexta-feira entrega de vacinas contra a covid-19 aos municípios

SES realiza nesta sexta-feira entrega de vacinas contra a covid-19 aos municípios

A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza nesta sexta-feira (17), a partir das 8 horas, a entrega de vacina para a imunização de crianças e adultos aos 79 municípios. A entrega acontece na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, da SES (Secretaria de Saúde).

A partir de agora, o Estado fará a entrega dos imunizantes de acordo com a necessidade de cada município e solicitação acontece por meio digital por meio do Sistema fornecido pelo Ministério da Saúde.

O município de Campo Grande já retirou nesta quinta-feira (16), 10 mil doses da vacina Pfizer Bivalente. Além da Capital, o município como Dourados fará a retirada de 3 mil doses da Bivalente, sendo os maiores quantitativos de imunizantes a entregues aos municípios nesta sexta-feira (17).

Mato Grosso do Sul recebeu na última segunda-feira (13), 35 mil doses de vacina infantil sendo 30 mil doses da Pfizer Pediátrica e mais 5 mil da Pfizer Baby. Na terça-feira (14), chegou a segunda remessa com as 209 mil doses da Pfizer Bivalente e mais 15 mil doses de vacina Coronavac para finalizar esquema em crianças de 3 e 4 anos.

A SES/MS lembra que realiza a Campanha de Vacinação pré-Carnaval do Governo do Estado, com slogan ‘Vacina no braço é só Correr pro Abraço’. Objetivo é fazer com que a população complete o esquema vacinal com as vacinas monovalentes. Além disto, a SES/MS também antecipou a imunização da vacina Bivalente no Estado.

Não há falta de imunizantes e a população pode buscar as unidades de saúde ou posto de vacinação indicado pelo município.

Veja quem pode tomar cada imunizante:

A Pfizer Baby é indicada para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra. A terceira dose precisa de um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.

Já a Pfizer Pediátrica é indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade. O esquema de vacinação primário será composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra.

Já a dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose. A SES/MS ressalta que o início da aplicação das doses será definido pelas secretarias de saúde de cada município.

Pfizer Bivalente

Integram a primeira fase dos indivíduos aptos a se vacinarem: idosos a partir de 70; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; abrigados e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas e profissionais da saúde. A vacina Bivalente deve ser usada somente para dose de reforço.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (Reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

MAIS VISTOS