segunda-feira, 6 maio 2024
spot_img
InícioCidadesNo estado do MS, 350 mil mulheres e transexuais têm acesso a...

No estado do MS, 350 mil mulheres e transexuais têm acesso a absorventes gratuitos


O governo federal está lançando uma iniciativa que disponibilizará absorventes gratuitos em farmácias em todo o Brasil, atendendo a mulheres e transexuais de baixa renda, estudantes de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. Estima-se que a ação alcance cerca de 350 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, com 431 farmácias em 70 cidades participando do programa.

O Ministério da Saúde pretende atender 24 milhões de mulheres e transexuais em todo o país, incluindo aqueles em unidades do sistema prisional. As pessoas interessadas em receber absorventes devem atender a certos critérios de renda, incluindo ter uma renda familiar mensal de até R$218 por pessoa ou estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário-mínimo.

A autorização para receber os absorventes pode ser obtida através do aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com um documento de identificação pessoal com número do CPF. Aqueles com dificuldades em acessar o aplicativo podem procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde ou pelos canais de atendimento do Disque Saúde 136.

O programa é uma iniciativa conjunta entre diferentes pastas do governo, incluindo Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação. Diversas farmácias de Mato Grosso do Sul estão credenciadas para participar do programa, garantindo absorventes gratuitos para aqueles que precisam.

spot_img

MAIS VISTOS