domingo, 19 maio 2024
spot_img
InícioCidadesJato de 33 anos, herança do Bamerindus, é repassado ao governo de...

Jato de 33 anos, herança do Bamerindus, é repassado ao governo de MS pela FAB


Chegou ao solo de Mato Grosso do Sul o mais novo avião a jato da frota do Governo do Estado. O Learjet 55C está disponível para utilização pela CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo) no hangar do Aeroporto Santa Marina desde ontem (14), sob a responsabilidade da Casa Militar do Estado.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estava parado na Base Aérea de Brasília por mais de três anos, aguardando um novo destino. Este era o único jato executivo desse modelo na frota nacional e foi oficialmente repassado ao Governo do Estado.

A história da aeronave remonta a mais de 25 anos, quando o Governo Federal interveio no Banco Bamerindus, confiscando seus bens, incluindo o jato que fazia parte do patrimônio da empresa em 1997.

Fabricado em 1989, o Learjet 55C foi entregue oficialmente ao GTE (Grupo de Transporte Especial) da FAB em junho de 1998, com a designação VU-55 e a matrícula militar FAB 6100.

Em 2012, com a padronização da frota do GTE com aeronaves da Embraer, o jato foi transferido para o 6º ETA “Esquadrão Guará”. Em 2013, foi retirado de operação e enviado para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, para uma inspeção programada.

Devido ao fato de ser o único modelo na frota da FAB, e com apenas 147 unidades fabricadas entre 1989 e 1993, a revisão do Learjet 55C foi terceirizada para reduzir custos e viabilizar os trabalhos.

Apesar disso, questões licitatórias, técnicas e logísticas atrasaram o período de inatividade da aeronave, que ficou fora de serviço por quase cinco anos. Após aproximadamente oito meses em revisão, o Learjet 55C retornou oficialmente à frota do 6º ETA, com a designação U-55C e uma nova pintura no padrão de camuflagem cinza tático.

Em meados de 2020, a FAB retirou os últimos jatos modelo Learjet de serviço, incluindo o 6100, que havia sido parado alguns meses antes. Ele foi mantido em estado de preservação até ser destinado a Mato Grosso do Sul.

spot_img

MAIS VISTOS